terça-feira, 8 de outubro de 2013

Termos utilizados em hotelaria e Turismo



🤔Você  já se sentiu confuso (a), quando quer programar uma viagem e lê ou ouve falar do seu agente de viagens, determinados termos e palavras? 

👉Então leia aqui alguns termos importantes, para você entender melhor 👈


A&B – Alimentos e Bebidas. Área responsável pela produção de preparações alimentícias a serem servidas nos diversos pontos de venda de empreendimentos hoteleiros.
ALLOTMENT – regime de venda de espaço, num hotel, que consiste em bloquear, a favor de um agente ou operador, um número de quartos, para venda direta, sem consulta ao hotel.
APARTAMENTO – UH constituída de quarto de dormir com local apropriado para guarda de roupas e objetos pessoais e banheiro privativo.
APTO. DUPLO – UH com capacidade para 2 pessoas.
APTO. DUPLO- DUPLO – UH com 2 camas de casal.
APTO. QUÁDRUPLO – UH com acomodação para 4 pessoas.
APTO. SINGLE – UH para 1 pessoa.
APTO. TRIPLO – UH com capacidade para 3 pessoas.
APTOS. COMUNICANTES – UHs conjuntas e com ligação direta, não separados por porta de comunicação.
APTOS. CONJUGADOS – UHs conjuntas, mas separadas por uma porta de comunicação.
AVISO DE ENTRADA – impresso utilizado à entrada do hóspede, circulante por vários setores do hotel, para conhecimento dos funcionários.
AVISO DE SAÍDA - impresso utilizado à saída do hóspede, circulante por vários setores do hotel, para conhecimento dos funcionários.
BOH – impresso preenchido mensalmente e enviado ao órgão regulamentador e fiscalizador de hotéis, que traz o n.º de UHs ocupadas, n/º de hóspedes, e n.º de hóspedes por UH.
BED & BREAKFAST - Literalmente, cama e café da manhã. Termo normalmente utilizado para designar hospedagem econômica.
BRIGADA – nome usado para determinar genericamente o conjunto de pessoas que trabalham em um setor.
CATEGORIA – classe que serve de medida à definição dos padrões de serviços e equipamentos.
CHECK-IN – procedimento de registro do hóspede no hotel.
CHECK-OUT – procedimento de saída do hóspede do hotel, incluindo o fechamento de sua conta.
CLASSIFICAÇÃO – sistema adotado para diferenciar os diversos tipos de MHs, conforme diversos critérios.
CONCIERGE - funcionário responsável pela assistência às pequenas necessidades dos hóspedes, que não são necessariamente atendidas pelo hotel. Por exemplo: compra de ingressos para shows e envio de flores
DAY USE – tarifa especial pela utilização de um quarto durante o dia.
DIÁRIA – valor cobrado pela hospedagem em um hotel durante o período de 24 horas.
ESTADIA – período em que o hóspede permanece alojado em um MH.
FICHA DE HÓSPEDE – registro histórico das estadias de cada hóspede no hotel.
GOVERNANÇA – setor encarregado da limpeza e manutenção das UHs, das áreas sociais, das roupas dos hóspedes e do enxoval do hotel.
GUEST RELATIONS – funcionário responsável pelo atendimento dos hóspedes, informando-os sobre o hotel e a cidade e se colocando à disposição para resolver eventuais problemas.
HÓSPEDE VIP – very important person.
LISTA NEGRA – lista de hóspedes indesejáveis.
MEIA PENSÃO – ou MAP, inclui na diária, o café da manhã mais uma refeição.
MEIO DE HOSPEDAGEM – empresa licenciada pelas autoridades competentes, a prestar serviços de hospedagem, que sejam administradas ou exploradas comercialmente.
NIGHT BIRD – termo internacional para designar profissionais do sexo que atendem solicitações de hóspedes.
NO SHOW – termo internacional para designar reserva confirmada e que não tenha sido utilizada, nem cancelada.
OFERTA HOTELEIRA – n.º total de leitos disponíveis anualmente em um hotel.
OVERBOOKING – situação em que o hotel registra uma taxa de reserva maior que 100%.
PASSANTE – indivíduo, que não sendo hóspede, entra e consome os serviços do hotel.
PENSÃO COMPLETA – ou FAP, inclui na diária as 3 refeições.
PLANO CONTINENTAL – inclui na diária, café da manhã servido na UH.
PLANO EUROPEU – inclui na diária, café da manhã servido no restaurante do hotel.
SKIPPER – termo internacional para designar o hóspede que sai do hotel sem pagar a conta.
SOFT OPENING – período inicial de abertura de um hotel.
STANDARD – designa o tipo de UH mais comumente encontrado.
TARIFA BALCÃO – tarifa base, a partir da qual se efetuam eventuais modificações.
TAXA DE OCUPAÇÃO – índice de produtividade de um hotel.
TAXA DE SERVIÇO – valor acrescido às despesas efetuadas, como remuneração extra pelos serviços prestados.
UP GRADE – UH mais luxuosa ou maior, cobrada pelo preço de uma inferior, por diversos motivos.
Fonte: ABIH Nacional, Glossário Técnico Hoteleiro
E aí? Gostou da dica? 
Quer viajar?👉 Chama a gente! 👈

👉Reservas: Acc Tours
👉Whatsapp: 21 981242403
👉E-mail: accrio@acctours.com.br
👉 Instagram: @acctours
👉 Instagram: @wellanna_campos
👉Facebook: well Marinho
👉 Facebook: well viagens
👉Grupo no Facebook: Dicas de viagens
👉Blogger: Viagens vips

Whatsapp :
https://bit.ly/5521981242403

Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=1180226878



segunda-feira, 22 de abril de 2013

Washington, Oregon e Califórnia numa só viagem


Desbravando as estradas americanas


Washington, Oregon e Califórnia numa só viagem

Uma das melhores coisas de uma viagem de carro é a liberdade de conhecer novos lugares no ritmo que desejar, sem se preocupar com horários de conexões ou grupos de turismo ou rotas pré-estabelecidas.
Para quem desejar conhecer um pouco mais das terras do oeste americano, vale a pena alugar um carro a partir de Seattle, a cidade mais populosa do Estado de Washington.  A cidade oferece diferentes atrativos para seus visitantes, como o Pike Place Market, um local emblemático de Seattle, onde os turistas podem experimentar alimentos étnicos, bolos e os famosos peixes frescos num ambiente familiar e hospitaleiro.
Outro programa imperdível em Seattle é a Space Needle, a torre é um símbolo da cidade e o melhor horário para se visita-lo é no fim da tarde, quando é possível apreciar o por do sol juntamente com o acender das luzes na cidade. Antes ou depois da visita, uma boa sugestão é tomar um café na primeira loja da cafeteria Starbucks, aberta em Seattle em 1971.
Seguindo viagem, a próxima cidade é conhecida como a cidade das rosas, Portland, no Estado de Oregon. O local é considerado uma das dez cidades mais ecológicas do mundo, a maioria dos veículos que circulam na cidade são elétricos e já foi classificada a cidade mais "verde" dos Estados Unidos, e a segunda mais "verde" do mundo. Portland também é conhecida pelo grande número de pequenas cervejarias e alambiques, e por sua adoração por café.
A próxima parada é na Califórnia. No Estado Dourado, a primeira parada pode ser em Sacramento, a charmosa capital. A cidade tem um encantamento especial de cidade pequena, mas oferece muitas opções culturais e excelentes restaurantes. Sacramento se orgulha de possuir o maior número de árvores per capita do que qualquer outra cidade no país.
Próximo à Sacramento está San Francisco, acidade que encanta corações com inúmeras opções de lazer e uma vida cultural pulsante. Além dos tradicionais passeios pela Golden Gate Bridge, o presídio de Alcatraz, a Lombard Street e a fábrica de chocolates Ghirardelli, aproveite sua estadia na região e visite as famosas  vinícolas de Napa Valley. 

DICAS PARA QUEM VAI DIRIGIR NOS USA



DICAS IMPORTANTES  PARA QUEM VAI DIRIGIR NOS USA 


Leve :
1- A sua carteira de motorista, que deverá estar válida por todo o período em que durar a sua viagem. 

2- É fundamental ter um cartão de crédito internacional COM LIMITE LIBERADO PELO MENOS COM O VALOR TOTAL DA SUA LOCAÇÃO . As locadoras não permitem o aluguel se você não tiver um cartão de crédito. 

3- O voucher da sua reserva.

Importante : 

A idade mínima permitida para alugar um carro é de 21 anos, entretanto, algumas locadoras cobram uma taxa adicional para motoristas com idade inferior ou igual a 25 anos. 

Também pode acontecer de ser cobrado um valor extra para o motorista adicional, ou seja, se você quiser que mais de uma pessoa possa dirigir o automóvel. verifique se o seu plano já inclui o motorista  e outros adicionais. 

* Observe com atenção  : Verifique sempre se o valor do contrato que você está assinando, tem que ser igual ao do seu voucher. Caso contrário irá pagar O EXTRA em seu cartão de credito que você deixou como garantia. Diga que não quer. E assine o contrato com o valor exato do seu voucher .Eles  SEMPRE TENTAM incluir algo a mais sem que você precise. 

* PARA OS PLANOS QUE NÃO INCLUEM O TANQUE DE COMBUSTÍVEL , SEMPRE ABASTEÇA O CARRO ANTES DE DEVOLVER, CASO ENTREGUE O CARRO COM O TANQUE VAZIO, ELES TE COBRARAM O TANQUE + O SERVIÇO DE ABASTECIMENTO EM SEU CARTÃO.

Atenção: Saiba que crianças até 4 anos de idade devem estar acomodadas em cadeirinhas próprias, que podem ser alugadas no momento da locação do seu carro. 


carro com um GPS. Na maioria dos aparelhos, é possível configurá-los para que eles “falem” em português, e operá-los costuma ser simples e intuitivo. 

Atenção: Muitos aparelhos de GPS não fazem pesquisa de endereço com o carro em movimento, o endereço a ser localizado tem que ser digitado com o carro parado. 

A grande maioria dos carros disponíveis nas locadoras (para não dizer a totalidade) é de carros automáticos. 

Se você nunca dirigiu um carro assim é muito simples, não tem embreagem, então esqueça a perna esquerda. 

Quanto às marchas é só seguir as letras: quando você quiser estacionar coloque no P (parar); quando for andar coloque no D (dirigir); quando quiser dar a ré ponha no R (ré); e quando quiser colocar no ponto morto é só colocar no N (neutro). 

Ao tomar posse do carro, ainda na locadora, perca alguns minutos para se familiarizar com os comandos do veículo e suas disposições no painel, idem com o GPS se estiver disponível. 

Este procedimento de verificação preliminar do carro ajuda muito, uma vez que você estará entrando num sistema viário diferente e que irá requerer sua atenção e os comandos serão uma preocupação a menos. 

pedágio 
 todos os veículos vem equipados com Sunpass.  é cobrado uma taxa diária de utilização do mesmo. A opção fica ativa quando vc passa pelo Sunpass (ou outro pedágio eletrônico) pela primeira vez: A  taxa é diária, mas limitada a USD6 pelo período total da locação:

Se ficar somente em Orlando, vc passa por pedágio, caso deseje, somente entre MCO e I4 / ID.
Se vc estiver com GPS, vc pode programá-lo para evitar Toll Roads. ( PEDÁGIOS )


             ABASTECENDO SEU CARRO                


Para abastecer o carro, saiba que a maioria dos postos é do sistema self-service, ou seja, você mesmo é quem abastece.                 
 TIPOS DE BOMBA 

Os postos de gasolina da Flórida oferecem três tipos de bombas, sendo que a mais comum é aquela que tem 3 mangueiras, sendo cada uma para um tipo de gasolina. 

O outro tipo é a que tem somente 1 (uma) mangueira e que atende a todos os tipos de gasolina. 

A terceira é a que tem 2 (duas) mangueiras, sendo uma de cor preta para gasolina, e a outra de cor amarela para o diesel. 

Nota: A mangueira amarela que serve somente para diesel, tem a ponta com um diâmetro maior que a de gasolina, assim ela nunca vai entrar na abertura do tanque de carro movido à gasolina. Isso evita que um cliente cometa o erro de abastecer seu carro com o combustivel errado.

TIPOS DE GASOLINA 

Existem 3 tipos de gasolina que são classificadas pela octanagem, ou seja:
Regular = 87 Oct.;
Plus = 89 Oct.; e,
Supreme = 93 Oct.

Essas denominações podem mudar de acordo com a bandeira dos Postos de Gasolina. 

A gasolina recomendada para a maioria dos modelos de carros é a Regular = 87 Oct., que, inclusive, é a mais barata também. 

COMO UTILIZAR A BOMBA (PUMP) 

Nas bombas com 3 mangueiras, após selecionar o tipo de pagamento (que descreverei abaixo) o cliente escolherá o tipo de gasolina, retirará a mangueira do suporte e observará as instruções no painel que podem ser: levantar o suporte, abastecer ou pressionar "Start" e abastecer.

Em algumas bombas há um pequeno desenho com as instruções bem junto ao suporte da mangueira, este desenho é bem ilustrativo e fácil de entender. 

Nas bombas com apenas 1 (uma) mangueira, o cliente após selecionar o tipo de pagamento, deverá retirar a mangueira do suporte e pressionar um quadradinho com o número da gasolina desejada, ou seja, 87, 89 ou 93 Oct. e abastecer. 

Nas bombas com 2 (duas) mangueiras, o cliente após selecionar o tipo de pagamento, deverá retirar a mangueira PRETA do suporte e pressionar um dos quadradinhos com o número da gasolina desejada ou seja 87, 89 ou 93 Oct. e abastecer. 

Nota: É bom ressaltar novamente que a mangueira amarela é somente para diesel.

SELECIONAR O TIPO DE PAGAMENTO 

Alguns postos de gasolina permitiam ao cliente abastecer e depois ir ao caixa e efetuar o pagamento, porém essa modalidade está cada vez mais difícil de ser encontrada, então restam as seguintes opções:

1) O cliente estaciona seu carro, verifica o número da bomba onde está estacionado, vai ao caixa e paga antecipado pelo abastecimento, dando o número da bomba que vai utilizar, esta vai parar automaticamente quando atingir o total pago. 

2) Para completar o tanque, o cliente procede da mesma maneira acima, vai ao caixa e dá um valor, avisando que deseja completar o tanque, e após abastecer, ele volta ao caixa para pegar o troco. Nesse caso, o cliente nunca poderá abastecer num valor acima daquele que entregou ao caixa. 

3) Quando o cliente usar o cartão de crédito, deve inserí-lo e retirá-lo rapidamente, e daí seguir as instruções no painel que podem ser as seguintes:
a) Digitar os 5 números do seu Código Postal (CEP ou Zip Code) ou;
b) Digitar a senha do cartão de crédito.

4) Caso o seu cartão de crédito não seja aceito na própria bomba, dirija-se ao caixa e entregue diretamente ao atendente, sempre fornecedo o número da bomba onde você está estacionado e ele deverá liberar a bomba para você abastecer. Após terminar, volte ao caixa para receber o seu cartão de volta e assinar o recibo se necessário. 

COMO ESTACIONAR NA BOMBA 

No painel do seu carro tem uma indicação de onde está localizada a tampa do tanque de combustível, ou seja, lado direito ou esquerdo, isso é bom saber antes de estacionar para não perder tempo, pois muitas vezes as magueiras não chegam ao outro lado do veículo. 

PRECOS DE GASOLINA 

Não existe uma tabela de preços, estes são determinados pelos postos de gasolina, e as diferenças podem ser aproximadamete de 4 até 10 centavos por galão, que corresponde a "quase" 4 (quatro) litros. 

CUIDADOS ESPECIAIS 

1 - Desligue o motor do carro antes de abastecer. 
2 - Nunca deixe objetos de valor ou bolsas expostos dentro do carro. 
3 - Nunca deixe crianças sozinhas dentro do carro se tiver que sair de perto, mesmo que seja por alguns minutos. 
4 - Se você sentir algum tipo de choque ao tocar em metal, procure esfregar as suas mãos antes de retirar a mangueira da gasolina. Existem muitos casos de incêndio de veículos devido a esse fenômeno. 
5 - Lave as mãos logo após abastecer, para evitar possíveis contágios, especialmente neste período que estamos passando com a Gripe Suína. 

SELF ou FULL SERVICE 

Tudo o quê foi descrito acima se aplica ao sistema "SELF SERVICE", ou seja, onde você mesmo vai abastecer o seu veículo. 

O sistema "FULL SERVICE" é muito utilizado no norte dos Estados Unidos no período do inverno, mas pouco utilizado aqui na Flórida. 

Ao entrar num posto de gasolina observe que nas bombas deverá conter a indicação "SELF" ou "FULL", então sempre estacione no"SELF" a não ser que você queira ser atendido por um funcionário, mas terá que pagar mais caro pelo combustível. 


Devolução do Carro:

O momento da devolução do veículo é muito tranqüilo e rápido.

Caso a locadora esteja localizada no aeroporto e você alugou o carro até o último dia de sua viagem, basta se dirigir para lá no dia do seu retorno ao Brasil, ficando atento primeiro às placas que indicam a sua companhia aérea, e depois às placas de “Car Return” (Devolução de Carro).

Em seguida, entre na garagem da sua locadora, e facilmente você verá a área de devolução.

Normalmente a área está bem sinalizada e há funcionários prontos para receber os carros.

Você só tem que entregar as chaves, e após uma rápida verificação de quilometragem, tanque, e outros itens, você está liberado, então é só retirar as malas e seguir para seu check-in na sua companhia aérea.

Se sua locadora não tem a garagem localizada no aeroporto, você deverá se dirigir até a respectiva agência (a mesma onde retirou seu veículo), entregar o carro, e pegar um ônibus da própria locadora que o levará gratuitamente para o aeroporto.

No dia de retornar ao Brasil, faça a devolução de seu carro com folga de horário, para que possa fazer seu check-in na companhia aérea com tranqüilidade.

Bem, estas são as informações básicas que você deve ter ao alugar um carro. 


      Leis para Dirigir em Miami       
 As leis americanas estipulam que deve-se dirigir no lado direito da estrada e ultrapassar pela esquerda, como no Brasil. É permitido dobrar à direita mesmo com o sinal vermelho, a não ser que haja indicação em contrário. Prossiga sempre com cuidado e obedeça os limites de velocidade indicados: 15 mph (24 km/h) em zonas escolares, 30 mph (48 km/h) em zonas comerciais ou residenciais e 55 mph (90 km/h) na maioria das vias expressas, exceto quando as condições da estrada exigirem velocidades reduzidas. A Florida Turnpike e certas vias expressas exigem pedágio. É exigido que todas as pessoas dentro de um carro usem cinto de segurança. Crianças menores de 5 anos de idade devem estar em cadeirinhas aprovadas pelo governo.

          Carteira de Habilitação para Dirigir     
 Sim, a carta de motorista do Brasil é válida para dirigir em Miami. O estado da Flórida reconhece carteiras de habilitação americanas e internacionais, bem como carteiras emitidas em outros países. Tais carteiras devem estar válidas.
        Leis para Bebidas Alcoólicas      
A idade mínima para consumo de bebidas alcoólicas em Miami é
21 anos. Alguns night clubs onde são servidas refeições
permitem a entrada de menores de 21 anos. Cada
cidade tem suas próprias leis quanto à venda de
bebidas alcoólicas.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Onde ficar em Beijing (PEQUIM)



Onde ficar em Beijing  (PEQUIM)




Chaoyang
Chaoyangé um bairro enorme, não fica no centro de Pequim, que é a Cidade Proibida e a Praça Tian’anmen, mas está bem próximo. É um lugar prático pro turista  se locomover . Como aqui tudo é longe, vocês irão precisar pegar táxi . Difícil será encontrar algum motorista de taxi ou atendente que fale inglês. Por isso tenha sempre em mão um cartão do hotel com os pontos principais marcados e mostre para o motorista. Os hotéis costumam entregar aos hospedes.  
. Dentro de Chaoyang, tem algumas zonas legais pra ficar hospedado:
1) CBD (Central Business District), ou "a zona ao redor de GuoMao", que foi o primeiro arranha-céu da cidade e os chineses ainda insistem usar como referência. Tem  muitos hotéis. É onde estão a maioria das multinacionais e os melhores restaurantes e centros comerciais.
2) Sanlitun, que concentra as embaixadas, bons restaurantes, umas discotecas. Há poucos hotéis, mas tem uns albergues pops.

Dongcheng
Mesmo esquema de Chaoyang, só que um pouquinho mais ao norte.

Wangfujing
É a parte de Pequim com mais concentração de hotel por metro quadrado. Há enormes chances de achar pacotes de hospedagem com bons preços por lá. E fica no centro…

Hou Hai
 É uma zona ao redor do lago, perto da Cidade Proibida e de alguns hutongs – os bairros antigos característicos de Pequim. Não tem prédios altos ou centros comerciais. Está cheia de albergues e barzinhos. No verão é bem animado à noite. As pessoas ficam passeando pelas ruas. Tem muita gente jovem local e estrangeiros . Hou Hai não tem casinhas bucólicas de tempos remotos. Como quase tudo em Pequim, as construções velhas foram derrubadas. Em geral, "casa antiga" é da década de 50 pra frente. Por outro lado, também não tem nada super novo, moderno. "Adaptado" é a palavra pra definir hospedagem por ali. Como consequência, conforto vem em segundo plano.

Evitar Haidian!
 Haidian fica no oeste de Pequim, perto do Palácio de Verão e da zona universitária. Pro turista, é contramão (uns 40 minutos do centro).
Mesmo que haja umas ofertas tentadoras , no fim, você perde muito tempo pra fazer os passeios.
 

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

DICAS PARA QUEM ALUGA CARRO NOS USA

DICAS IMPORTANTES PARA QUEM ESTÁ COM CARRO ALUGADO NOS USA 

JÁ SAIA DO BRASIL COM O SEU CARRO ALUGADO. POIS SEMPRE SERÁ MAIS BARATO DO QUE ALUGAR LÁ NA HORA !

RETIRANDO O CARRO NA LOCADORA :

Leve :
1- A sua carteira de motorista, que deverá estar válida por todo o período em que durar a sua viagem. 

2- É fundamental ter um cartão de crédito internacional COM LIMITE LIBERADO PELO MENOS COM O VALOR TOTAL DA SUA LOCAÇÃO . As locadoras não permitem o aluguel se você não tiver um cartão de crédito. o cartão de credito tem que estar em nome do motorista principal.

3- Não esqueça de levar O voucher da sua reserva, nele estão todas as informações do produto que você adquiriu!

Importante : 
A idade mínima permitida para alugar um carro é de 21 anos, entretanto, algumas locadoras cobram uma taxa adicional para motoristas com idade inferior ou igual a 25 anos. 

* Observe com atenção : Verifique sempre se o valor do contrato que você está assinando, tem que ser igual ao do seu voucher. Caso contrário irá pagar O EXTRA em seu cartão de credito que você deixou como garantia. ELES SEMPRE TENTARÃO TE OFERECER ALGUM OPCIONAL ! Diga que não quer. E assine o contrato com o valor exato que está no seu voucher. 

* PARA OS PLANOS QUE NÃO INCLUEM O TANQUE DE COMBUSTÍVEL , SEMPRE ABASTEÇA O CARRO ANTES DE DEVOLVER, CASO ENTREGUE O CARRO COM O TANQUE VAZIO, ELES TE COBRARAM O TANQUE + O SERVIÇO DE ABASTECIMENTO EM SEU CARTÃO.
Também pode acontecer de ser cobrado um valor extra para o motorista adicional, ou seja, se você quiser que mais de uma pessoa possa dirigir o automóvel. Verifique se o seu plano já inclui o motorista e outros adicionais. 
Obs : caso outra pessoa for dirigir além do motorista principal , será necessário informar na hora da assinatura do contrato, caso contrário, se acontecer, o seguro não irá cobrir. 


Atenção: Saiba que crianças até 4 anos de idade devem estar acomodadas em cadeirinhas próprias, que podem ser alugadas no momento da locação do seu carro. 

carro com um GPS. Na maioria dos aparelhos, é possível configurá-los para que eles “falem” em português, e operá-los costuma ser simples e intuitivo. 

Atenção: Muitos aparelhos de GPS não fazem pesquisa de endereço com o carro em movimento, o endereço a ser localizado tem que ser digitado com o carro parado.  O ideal é você ter uma lista prévia com os endereços que quer ir e inserir no GPS.  

Importante : O GPS NÃO ESTÁ COBERTO EM CASO DE ROUBO. ENTÃO ANDE SEMPRE COM ELE QUANDO SAIR DO VEÍCULO. OU GUARDE BEM GUARDADO ! 

A grande maioria dos carros disponíveis nas locadoras (para não dizer a totalidade) é de carros automáticos. 

Se você nunca dirigiu um carro assim é muito simples, não tem embreagem, então esqueça a perna esquerda. 

Quanto às marchas é só seguir as letras: quando você quiser estacionar coloque no P (parar); quando for andar coloque no D (dirigir); quando quiser dar a ré ponha no R (ré); e quando quiser colocar no ponto morto é só colocar no N (neutro). 

Ao tomar posse do carro, ainda na locadora, perca alguns minutos para se familiarizar com os comandos do veículo e suas disposições no painel, idem com o GPS se estiver disponível. 

Este procedimento de verificação preliminar do carro ajuda muito, uma vez que você estará entrando num sistema viário diferente e que irá requerer sua atenção e os comandos serão uma preocupação a menos. 

Pedágio 
Todos os veículos vem equipados com Sunpass. É cobrado uma taxa diária de utilização do mesmo. A opção fica ativa quando vc passa pelo Sunpass (ou outro pedágio eletrônico) pela primeira vez: A taxa é diária, mas limitada a USD6 pelo período total da locação:

Se ficar somente em Orlando, vc passa por pedágio, caso deseje, somente entre MCO e I4 / ID.
Se vc estiver com GPS, vc pode programá-lo para evitar Toll Roads. ( PEDÁGIOS ).

Estacionamento nas ruas : Verifique as placas de onde é permitido estacionar, e por qual período de tempo o veículo poderá ficar estacionado. Ao estacionar, coloque as moedas pelo tempo suficiaente no Parquímetro( máquina que cobra o estacionamento ). Caso contrário seu carro será rebocado ! chegue sempre com 10 minutos antes para não ter surpresas desagradáveis . Lá não tem jeitinho. A multa é cobrada na hora , ou paga ou será preso !

ABASTECENDO SEU CARRO 

Para abastecer o carro, saiba que a maioria dos postos é do sistema self-service, ou seja, você mesmo é quem abastece. 
TIPOS DE BOMBA 

Os postos de gasolina da Flórida oferecem três tipos de bombas, sendo que a mais comum é aquela que tem 3 mangueiras, sendo cada uma para um tipo de gasolina. 

O outro tipo é a que tem somente 1 (uma) mangueira e que atende a todos os tipos de gasolina. 

A terceira é a que tem 2 (duas) mangueiras, sendo uma de cor preta para gasolina, e a outra de cor amarela para o diesel. 

Nota: A mangueira amarela que serve somente para diesel, tem a ponta com um diâmetro maior que a de gasolina, assim ela nunca vai entrar na abertura do tanque de carro movido à gasolina. Isso evita que um cliente cometa o erro de abastecer seu carro com o combustivel errado.

TIPOS DE GASOLINA 

Existem 3 tipos de gasolina que são classificadas pela octanagem, ou seja:
Regular = 87 Oct.;
Plus = 89 Oct.; e,
Supreme = 93 Oct.

Essas denominações podem mudar de acordo com a bandeira dos Postos de Gasolina. 

A gasolina recomendada para a maioria dos modelos de carros é a Regular = 87 Oct., que, inclusive, é a mais barata também. 

COMO UTILIZAR A BOMBA (PUMP) 

Nas bombas com 3 mangueiras, após selecionar o tipo de pagamento (que descreverei abaixo) o cliente escolherá o tipo de gasolina, retirará a mangueira do suporte e observará as instruções no painel que podem ser: levantar o suporte, abastecer ou pressionar "Start" e abastecer.

Em algumas bombas há um pequeno desenho com as instruções bem junto ao suporte da mangueira, este desenho é bem ilustrativo e fácil de entender. 

Nas bombas com apenas 1 (uma) mangueira, o cliente após selecionar o tipo de pagamento, deverá retirar a mangueira do suporte e pressionar um quadradinho com o número da gasolina desejada, ou seja, 87, 89 ou 93 Oct. e abastecer. 

Nas bombas com 2 (duas) mangueiras, o cliente após selecionar o tipo de pagamento, deverá retirar a mangueira PRETA do suporte e pressionar um dos quadradinhos com o número da gasolina desejada ou seja 87, 89 ou 93 Oct. e abastecer. 

Nota: É bom ressaltar novamente que a mangueira amarela é somente para diesel.

SELECIONAR O TIPO DE PAGAMENTO 

Alguns postos de gasolina permitiam ao cliente abastecer e depois ir ao caixa e efetuar o pagamento, porém essa modalidade está cada vez mais difícil de ser encontrada, então restam as seguintes opções:

1) O cliente estaciona seu carro, verifica o número da bomba onde está estacionado, vai ao caixa e paga antecipado pelo abastecimento, dando o número da bomba que vai utilizar, esta vai parar automaticamente quando atingir o total pago. 

2) Para completar o tanque, o cliente procede da mesma maneira acima, vai ao caixa e dá um valor, avisando que deseja completar o tanque, e após abastecer, ele volta ao caixa para pegar o troco. Nesse caso, o cliente nunca poderá abastecer num valor acima daquele que entregou ao caixa. 

3) Quando o cliente usar o cartão de crédito, deve inserí-lo e retirá-lo rapidamente, e daí seguir as instruções no painel que podem ser as seguintes:
a) Digitar os 5 números do seu Código Postal (CEP ou Zip Code) ou;
b) Digitar a senha do cartão de crédito.

4) Caso o seu cartão de crédito não seja aceito na própria bomba, dirija-se ao caixa e entregue diretamente ao atendente, sempre fornecedo o número da bomba onde você está estacionado e ele deverá liberar a bomba para você abastecer. Após terminar, volte ao caixa para receber o seu cartão de volta e assinar o recibo se necessário. 

COMO ESTACIONAR NA BOMBA 

No painel do seu carro tem uma indicação de onde está localizada a tampa do tanque de combustível, ou seja, lado direito ou esquerdo, isso é bom saber antes de estacionar para não perder tempo, pois muitas vezes as magueiras não chegam ao outro lado do veículo. 

PRECOS DE GASOLINA 

Não existe uma tabela de preços, estes são determinados pelos postos de gasolina, e as diferenças podem ser aproximadamete de 4 até 10 centavos por galão, que corresponde a "quase" 4 (quatro) litros. 

CUIDADOS ESPECIAIS 

1 - Desligue o motor do carro antes de abastecer. 
2 - Nunca deixe objetos de valor ou bolsas expostos dentro do carro. 
3 - Nunca deixe crianças sozinhas dentro do carro se tiver que sair de perto, mesmo que seja por alguns minutos. 
4 - Se você sentir algum tipo de choque ao tocar em metal, procure esfregar as suas mãos antes de retirar a mangueira da gasolina. Existem muitos casos de incêndio de veículos devido a esse fenômeno. 
5 - Lave as mãos logo após abastecer, para evitar possíveis contágios, especialmente neste período que estamos passando com a Gripe Suína. 

SELF ou FULL SERVICE 

Tudo o quê foi descrito acima se aplica ao sistema "SELF SERVICE", ou seja, onde você mesmo vai abastecer o seu veículo. 

O sistema "FULL SERVICE" é muito utilizado no norte dos Estados Unidos no período do inverno, mas pouco utilizado aqui na Flórida. 

Ao entrar num posto de gasolina observe que nas bombas deverá conter a indicação "SELF" ou "FULL", então sempre estacione no"SELF" a não ser que você queira ser atendido por um funcionário, mas terá que pagar mais caro pelo combustível. 

Devolução do Carro: 
O momento da devolução do veículo é muito tranqüilo e rápido. 

Caso a locadora esteja localizada no aeroporto e você alugou o carro até o último dia de sua viagem, basta se dirigir para lá no dia do seu retorno ao Brasil, ficando atento primeiro às placas que indicam a sua companhia aérea, e depois às placas de “Car Return” (Devolução de Carro). 

Em seguida, entre na garagem da sua locadora, e facilmente você verá a área de devolução. 

Normalmente a área está bem sinalizada e há funcionários prontos para receber os carros. 

Você só tem que entregar as chaves, e após uma rápida verificação de quilometragem, tanque, e outros itens, você está liberado, então é só retirar as malas e seguir para seu check-in na sua companhia aérea. 

Se sua locadora não tem a garagem localizada no aeroporto, você deverá se dirigir até a respectiva agência (a mesma onde retirou seu veículo), entregar o carro, e pegar um ônibus da própria locadora que o levará gratuitamente para o aeroporto. 

No dia de retornar ao Brasil, faça a devolução de seu carro com folga de horário, para que possa fazer seu check-in na companhia aérea com tranqüilidade. 

Bem, estas são as informações básicas que você deve ter ao alugar um carro.

No mais  é sempre bom lembrar se BEBER NÃO DIRIJA ! E RESPEITE SEMPRE O LIMITE DE VELOCIDADE DE CADA LOCAL!